Menu Portuguese, Brazil

Efeito da Mecanotransdução das Ondas de Choque no Tratamento da Dor Llombar Comum: Avaliação da Eficácia Comparativa de Terapia por Ondas de Choque, Injeção de Esteróides e Radiofrequência Medial na Neurotomia

Tomas Nedelka 1,2,3, Jiri Nedelka 2, Jakub Schlenker 3, Christopher Hankins 4, Radim Mazanec 1

Volume 35, 5 2014 Neuro endrocrinologia ISSN: 0172-780X; ISSN-L: 0172-780X; Eletrônicos / on-line ISSN: 2354-4716

República Tcheca

Significativa diminuição da força

study-8

Articulações lombar (FJ) é uma fonte comum de dor lombar e contribui com aproximadamente por um terço da dor lombar crônica.

Objetivo:

A dor na articulação lombar é uma fonte comum de dor lombar e contribui com aproximadamente um terço da dor lombar crônica. A neurotomia por radiofrequência é considerado como padrão ouro no tratamento da dor nas articulações lombares. Injeções de corticosteróides também apresentaram efeito na dor da articulação lombar. Como procedimentos intervencionistas, eles carregam risco não negligenciável de possíveis complicações, incluindo infecção, danos aos raiz nervosa ou estruturas do ramo medial. A terapia por ondas de choque é um método não-invasivo para o tratamento de várias doenças músculo-esqueléticas. O seu efeito baseia-se na transdução de energia mecânica, desencadeando uma cascata de vários processos bioquímicos no tecido alvo. A sua eficácia foi comprovada no tratamento de diferentes condições dolorosas. A eficácia da terapia por ondas de choque ainda não foi estudada em dor nas articulações lombares. O objetivo do nosso trabalho foi comparar a eficácia da terapia por ondas de choque contra procedimentos intervencionistas de tratamento; neurotomia radiofrequência e as injeções de corticóide.

Métodos:

Um estudo retrospectivo foi feito em 62 pacientes selecionados com dor crônica unilateral nas articulações. Haviam 32 mulheres e 30 homens, divididos em grupos de terapia por ondas de choque, grupo de injeções de corticosteroides, grupo de radiofrequência, grupo de Nociceptiva e neuropática intensidade da dor e.

Resultados:

A terapia por ondas de choque tinha mostrado melhores resultados a longo prazo em comparação com o grupo de injeções e pouca eficácia em comparação com a neurotomia por radiofrequencia. Não foram observadas quaisquer efeitos adversos e complicações no grupo terapia por ondas de choque. Além disso, em grupos terapia por ondas de choque e neurotomia por radio frequência, houve melhoria a longo prazo significativo na limitação de actividades diárias.

Conclusões:

A terapia por ondas de choque parece ser uma opção segura e uma perspectiva no tratamento da dor na articulação lombar, com efeitos colaterais mínimos.

Mais

Escolha seu idioma

Notificação Privada