Menu Portuguese, Brazil

Terapia por Ondas de Choque extracorpórea para Epicondilite Lateral

Edson Antonio Serrano

Fonte: 16th International Congress of the International Society for Medical Shockwave Treatment, 2013

Peru

Não reincidência em 6 meses de acompanhamento

study-16

Após 6 meses de acompanhamento, vinte e sete  pacientes (64,2%) estavam livres de reclamações nos cotovelos.

Introdução:

A terapia por ondas de choque extracorpórea   radial tem demonstrado ser eficaz no tratamento de tendinopatias crónicas do cotovelo, do ombro e fáscia plantar. Este estudo de uma série de casos potenciais avalia a eficácia da terapia por ondas de choque radial extracorpórea no tratamento de dor  crônica em  epicondilite lateral.

Métodos:

Foi realizado um estudo prospectivo em quarenta e dois pacientes com epicondilite lateral. Nossos pacientes foram tratados com três a cinco aplicações semanais de 6000 impulsos de ondas de choque radiais (BTL-5000 SWT, BTL-6000 SWT) com um protocolo progressivo. Este protocolo inclui 2000 ondas de choque analgésicos inicial, seguido de 2000 ondas de choque terapêuticas, e terminando com 2000, de impulsos de neuroestimulação. Impulsos analgésicos ou de neuroestimulação  são feitos com alta frequências de 12 - 18 ondas de pressão por segundo em um nível muito baixo de energia constante de 1,5 bar. Os níveis terapêuticos são considerados acima de 2 bar, bem como a frequência é gerido de 12 para 6 impulsos por segundo de forma decrescente. Os exames de acompanhamento foram realizados após um mês, em seguida, todos os meses até 6 meses, utilizando uma escala analógica visual de dor de 0 a 10.

Resultados: 

Após 6 meses de acompanhamento, vinte e sete cotovelos (64,2%) estavam livres de reclamações, 10 (23,8%) foram significativamente melhores, 2 (4,7%) foram um pouco melhor, e 2 (4,7%) ficaram inalterados. A única complicação menor observado na série foram petéquias em 5 (11. 9%) pacientes.

Discussão: 

Esta série de casos mostraram os benefícios de ondas de choque radial utilizando um protocolo progressivo que inclui ondas de choque analgésica antes e após a sessão terapêutica, no tratamento de epicondilite lateral.

Conclusão:

Nossos  protocolos mostrou-se eficaz e seguro no tratamento de epicondilite lateral do cotovelo com ondas de choque extracorpóreas radiais. Requer estudos  de caso-controle para acompanhar os  resultados.

Mais

Escolha seu idioma

Notificação Privada