Menu Portuguese, Brazil

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE

A terapia por ondas de choque é um dispositivo multidisciplinar usado em ortopedia, fisioterapia, medicina esportiva, urologia e medicina veterinária. Seus principais efeitos são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade. Somado ao beneficio da terapia ser um procedimento não cirúrgico, sem necessidade de analgésicos, e ideal para acelerar a recuperação e cura de várias indicações de dor aguda ou crônica.

Mecanismo de Ação

Ondas de Choque é uma onda acústica que transporta alta energia para pontos dolorosos e tecidos musculo esqueléticos com dor sub aguda, sub crónica e condições de dor crônica. A energia promove processos de regeneração e reparo dos ossos, tendões e outros tecidos moles.

Ondas de Choque são caracterizadas por forte variação da pressão, alta amplitude e não periodicidade.

A energia cinética do projétil, gerada por ar comprimido, é transferida para o transmissor na extremidade do aplicador e desta forma transportada para dentro do tecido.

img_mechanism-01 img_mechanism-02

Efeitos Médicos

As ondas acústicas usadas na terapia por Ondas de Choque com um alto pico de energia interagem com o tecido causando efeitos médicos de reparação tecidual acelerada e crescimento celular, analgesia e restauração da mobilidade. Todos os procedimentos mencionados nesta seção, são utilizados simultaneamente para o tratamento, e utilizados apenas por pacientes em condições avançadas subagudas, agudas e crônicas.

Formação de Novos Vasos Sanguíneos

O Fluxo sanguíneo de nutrientes é necessário para iniciar e manter os processos de reparação de estrutura do tecido danificado. A aplicação de ondas acústicas cria micro rupturas capilar em tendão e osso.

Aprenda mais

Reversão de Inflamação Crônica

Os mastócitos são um dos principais componentes do processo inflamatório. Sua atividade pode ser aumentada usando ondas acústicas invasivas.

Aprenda mais

Estimulação de Produção de Colágeno

È necessária uma produção suficiente de colágeno para os processos de reparação musculo esqueléticos das estruturas ligamentares danificadas. A Terapia por Ondas de Choque acelera a síntese de colágeno.

Aprenda mais

Dissolução de Fibroblastos Calcificados

O acúmulo de cálcio é mais frequentemente um resultado de micro-rasgos ou outro trauma para um tendão. As ondas acústicas eliminam as calcificações existentes.

Aprenda mais

Dispersão de Dor Mediador "Substância P"

A substância P é um neurotransmissor que media a informação sobre a dor por meio de fibras-C. Este neuropeptídio é geralmente associada com dor intensa, persistente e crônica.

Aprenda mais

Liberação de Pontos Gatilho

Os pontos-gatilho são a principal causa de dor nas costas, pescoço, ombros e membros. Energia acústica entregue desbloqueia a bomba de cálcio e, portanto, inverte a crise metabólica nos miofilamentos e libera os pontos de gatilho.

Aprenda mais

SEQUÊNCIA DE TRATAMENTO

A terapia por ondas de choque é um tratamento não invasivo. A aplicação é simples e fácil. Iniciar a terapia em 3 etapas:

ts-01 1st

Localização da área a ser tratada

A área a ser tratada é localizada por meio da palpação, a fim de fornecer a terapia com precisão.

ts-02 2nd

Aplicação do gel

Quantidade suficiente de gel para gerar condução da onda acústica é aplicada na área localizada na etapa 1. Use of gel is necessary to transfer the acoustic waves efficiently and smoothly. 

ts-03 3rd

Início da terapia

O aplicador de ondas de choque é ligeiramente pressionado contra a área a ser tratada e o botão de arranque é pressionado. 

th_hp-video

Assista SWT em ação

FAQ

Será que a Terapia por Ondas de Choque pode me ajudar?

Pode haver uma ligeira sensação de desconforto durante o tratamento, dependendo do nível de dor que o paciente já possui na área. No entanto, uma vez que o tratamento dura apenas cerca de cinco minutos, a maioria dos pacientes são capazes de tolerar esse desconforto. Além disso, a intensidade do tratamento pode ser programado ao longo da sessão.

O tratamento dói?

Pode haver uma ligeira sensação de desconforto durante o tratamento, dependendo do nível de dor que o paciente já possui na área. No entanto, uma vez que o tratamento dura apenas cerca de cinco minutos, a maioria dos pacientes são capazes de tolerar esse desconforto. Além disso, a intensidade do tratamento pode ser programado ao longo da sessão.

Quantos tratamentos eu preciso?

O número de tratamentos é variável de acordo com a indicação e da resposta tecidual. O efeito do tratamento é cumulativo, por isso normalmente é preciso mais do que uma sessão, geralmente de (3-5) para completar o tratamento. Muitas vezes, porém, você vai experimentar certo alívio após o primeiro tratamento.

Quantas vezes vou precisar do tratamento?

A maioria das indicações necessitam de tratamentos entre 3-5 sessões que são feitos de 3-10 dias de intervalo de acordo com a patologia a ser tratada, dependendo da tolerância do doente e da resposta do tecidual.

Será que vou sentir qualquer dor após o tratamento?

A maioria dos pacientes vai experimentar um alívio imediato da dor após o tratamento. No entanto, dentro de 2-4 horas após o tratamento, podem experimentar alguma dor na área tratada. Esta dor tem sido relatada como tolerável e não limitativas.

Existem restrições após o tratamento?

Recomenda-se que os pacientes se abstenham de atividade física, especialmente em áreas que possa envolver a região tratada, durante cerca de 48 horas depois de cada sessão de tratamento.

Se você tem alguma outra pergunta, por favor Contate nos

Formação de Novos Vasos Sanguíneos

O Fluxo sanguíneo de nutrientes é necessário para iniciar e manter os processos de reparação de estrutura do tecido danificado. A aplicação de ondas acústicas cria micro rupturas capilar em tendão e osso. Devido à micro rupturas a expressão de fatores de crescimento, tais como a eNOS, VEGF, PCNS e BMP é aumentada significativamente.

Como resultado destes processos as arteríolas são restauradas, estimuladas para crescer e novos vasos são formados. Os novos vasos sanguíneos melhoraram o fornecimento de sangue e oxigenação da área tratada e ajudam uma cicatrização mais rápida, tanto do tendão e osso.

Base Cientifica

MECANISMO BIOLÓGICO DA TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE NO MUSCULO ESQUELETICO

Reversão de Inflamação Crônica

A inflamação crónica ocorre quando a resposta inflamatória não é completamente interrompida. Ele pode danificar o tecido saudável e resulta em dor crônica. Os mastócitos são um dos principais componentes do processo inflamatório. Sua atividade pode ser aumentada usando ondas acústicas invasivas.

Ativação de mastócitos é seguida pela produção de citocinas e quimiocinas. Estes compostos pró-inflamatórias primeiro melhora o processo inflamatório e no próximo passo ajuda restaurar com uma normal cicatrização e processos de regeneração.

Estimulação de Produção de Colágeno

A produção de uma quantidade suficiente de colágeno, é uma condição necessária para os processos de reparação da musculatura danificada e das estruturas ligamentares. A Terapia por Ondas de Choque acelera a síntese de colágeno. A terapia faz com que as fibras de colágeno sejam depositadas em uma estrutura longitudinal. Isto faz com que as fibras recém depositadas no tendão o deixem mais denso e rígido e com uma estrutura mais firme.

Dissolução de Fibroblastos Calcificados

O cálcio build-up é mais frequentemente um resultado de micro-rasgos ou outro trauma para um tendão. As ondas acústicas eliminam as calcificações existentes. A terapia por ondas de choque inicia a descalcificação bioquímica do cálcio build-up de uma consistência semelhante a pasta de dentes e trata o tendão. As partículas granulares de cálcio são então removidas pelo sistema linfático.

Dispersão de Dor Mediador
"Substância P"

A substância P é um neurotransmissor que media a informação sobre a dor por meio de fibras-C. Este neuropeptídio é geralmente associada com dor intensa, persistente e crônica. Ele retransmite mensagens de dor para o sistema nervoso central. A redução da concentração de substância P reduz a estimulação de fibras aferentes nociceptivos e, portanto, reduz a dor. Diminuindo a Substância P, histaminas e outros metabolitos nociceptivos também ajudam a inibir o desenvolvimento do edema inflamatório. As ondas acústicas geradas pela terapia diminui a concentração de substância P e ativa o alívio da dor.

Liberação de Pontos Gatilho

Os pontos-gatilho são a principal causa de dor nas costas, pescoço, ombros e membros. Eles estão associados com nódulos palpáveis em bandas tensas das fibras musculares e têm sarcômeros extremamente contraturados. A contratura dos sarcômeros disfuncionais é tão forte que eles começam a cortar o seu próprio fornecimento de sangue. Isso constrói resíduos. O acúmulo de resíduos irrita as terminações nervosas sensoriais que faz com que haja ainda mais contração. Este ciclo vicioso é referido como "crise metabólica". O mecanismo de ação da energia acústica entregue é reconhecidamente desbloqueia a bomba de cálcio e, portanto, reverte a crise metabólica nos mio filamentos e libera os pontos de gatilho.

Joelho de saltador

Joelho de saltador é uma inflamação ou lesão do tendão patelar sentida como dor, sensibilidade e déficit funcional. Esta condição pode interferir ou mesmo terminar a carreira desportiva do seu paciente, independentemente da idade e é difícil de tratar. A terapia por Ondas de Choque oferece uma solução simples e imediata. Paciente sente alívio logo após a primeira sessão e em vários tratamentos a causa da dor desaparece.

Base Cientifica

Terapia por Ondas de Choque para Osteoartrite de Joelho

Ombro Doloroso

Dor do ombro pode ser causada por calcificações por exemplo, síndrome do impacto ou do ombro congelado. Todas estas indicações promovem uma dor intensa que provoca limitação ao paciente em sua vida diária. Em tendinite calcárea do ombro, a calcificação desaparece completamente em mais de 85% dos casos. Redução significativa da dor e melhora da função do ombro é observada após 4 semanas. Solução para muitos casos é a cirurgia ou injeções,e a terapia por Ondas de Choque é um substituto ideal.

Base Cientifica

Terapia por Ondas de Choque em Periartrite Escapulo Umeral com Tendinite Calcificada do Ombro Shockwave

Cotovelo de Tenista

Cotovelo de tenista é uma condição que frequente ocorre em até 10% da população em geral. Infelizmente, o tratamento conservador da epicondilite é moroso (descanso), inclui medicamentos (analgésicos, injeções de esteroides) e muitas vezes precisa de repetição. A terapia por Ondas de Choque, por outro lado, oferece um alívio da dor, em vez de cura rápido e com a eficiência superior a 70% em apenas um máximo de 5 tratamentos.

Base cientifica

Os efeitos da Terapia por Ondas de Choque Extracorpórea (ESWT) no tratamento de epicondilite lateral em pessoas entre 40 e 50 anos de idade

Esporão de Calcâneo

Depósito de cálcio no lado inferior do osso do calcanhar está estreitamente associada com inflamação ou cicatriz da fáscia plantar (fasceite plantar). Qualquer uma das indicações ou combinações de patologias limita os pacientes em suas atividades diárias. Satisfatoriamente a terapia por Ondas de Choque trata ambos os problemas simultaneamente. As ondas acústicas são responsáveis pela recuperação rápida, seus efeitos de longa duração permite o retorno a rotina diária em até 88% dos pacientes.

Base cientifica

Terapia por Ondas de Choque Radial extracorpórea é segura e eficaz no tratamento da dor crônica recalcitrante da fasceíte plantar

Dor Insercional

Dor nas inserções musculares normalmente ocorre devido a atividades repetitivas ou prolongadas que promovem pressão sobre um tendão particular. Através do processo de terapia por Ondas de Choque a neovascularização aumenta mais o fluxo sanguíneo para a área e, consequentemente, a cura é mais rápida, sem a necessidade de medicação para a dor persistente

Base cientifica

Terapia por ondas de choque para o Tratamento de proximal crônica Hamstring Tendinopatia em atletas profissionais

Tendinopatia crônica

Microtraumas cumulativos de sobrecarga repetitiva pode resultar em tendinopatia crônica (tendinite ou tendinose). Tendinopatia em várias áreas do corpo, é um diagnóstico generalizado em pessoas ativas e na população em geral. Tanto a inflamação do tendão e danos no nível celular são tratados com sucesso com Terapia por Ondas de Choque. O número de sessões é tipicamente 3-5 com 5-10 dias entre as sessões.

Base cientifica

Terapia por Ondas de Choque Radial Extracorpórea para o Tratamento de Tendinopatias de Aquiles tendinopatias

Tibial Síndrome do Estresse Tibial Medial

Síndrome do estresse tibial medial normalmente ocorre devido às atividades que proporciona grandes quantidades de stress através do músculo tibial anterior. Essas atividades podem incluir andar rápido ou correr (especialmente para cima ou para baixo ou em superfícies duras e desiguais) ou atividades desportivas (tais como esportes chutando). Paciente é normalmente restrito de tais atividades por períodos prolongados de tempo. Quando tratados com terapia de ondas de choque o período passivo é significativamente mais curto e o tempo de recuperação é reduzido ao menos a metade.

Base cientifica

Terapia de ondas de choque extracorpórea de baixa energia como um tratamento para a Síndrome do Estresse Tibial Medial

Calcificações

Tendinite calcária é uma doença dolorosa crônica que se caracteriza por calcificações em tendões do manguito rotador. Essa condição causa dor e limitação de amplitude do movimento. A terapia por ondas de choque é um dos tratamentos mais eficazes para calcificações. As ondas acústicas causam o rompimento das calcificações e apoiar a sua reabsorção e eliminação pelo organismo. SWT diminui significativamente o tempo de tratamento e oferece alívio rápido em estágios crônicos..

Base cientifica

Terapia por ondas de choque em Periartrite Escapulo Umeral com tendinite calcificada do ombro

Dor no Quadril

Com a idade e o uso, a cartilagem pode se desgastar ou ficar danificada. Em Músculos e tendões do quadril isto pode ocorrer em alto índice. O próprio osso do quadril pode ser fraturado durante uma queda ou outro ferimento. Qualquer destas condições podem levar a dor e danos na zona da anca. A terapia por Ondas de Choque melhora o processo de cicatrização, combate a inflamação, elimina a dor e sensibilidade e pode evitar a cirurgia de substituição do quadril. Em 79% dos pacientes com necrose, a terapia por ondas de choque também melhora a osteonecrose da cabeça femoral.

Base cientifica

Terapia por ondas de choque extracorpórea como um tratamento para a síndrome Maior da dor Trocantérica

Escolha seu idioma

Notificação Privada