Menu Portuguese, Brazil

Efeito da terapia por ondas de choque na espasticidade muscular em crianças com paralisia cerebral

E. Ilieva, M. Gonkova, I. Chavdarov

Fonte: : Annals of Physical and Rehabilitation Medicine, Volume 54, Supplement 1, October 2011

Bulgária

Melhora a espasticidade e funcionalidade motora

study-20

A Terapia por Ondas de Choque extracorpórea pode melhorar a eficiência em espasticidade de  crianças com a sua funcionalidade motora  afetada

Resumo:

Como já existem alguns relatos do uso de extracorpórea Shockwave Therapy (ESWT) para a gestão da espasticidade em crianças com Paralisia Cerebral (PC) o propósito do nosso trabalho foi alcançar a melhoria de nossos pacientes.

Métodos:

Foram incluídos 56 crianças espásticas (29 homens, 27 mulheres) em nosso estudo com CP, com idades entre 5 e 16 anos. Usamos Terapia por Ondas de Choque extracorpórea radial com transmissor focado  (BTL-5000 SWT) para 4 sessões durante a admissão de cada criança sobre os músculos, principalmente afetadas usando para todas as crianças os mesmos parâmetros de tratamento (500 choques,  10 Hz de frequência). Todos os pacientes foram avaliados duas vezes: pela primeira vez durante a admissão (antes da 1º  aplicação de  ESWT) e a segunda vez na alta (após a sessão a 4 º  sessão de ESWT ). Os seguintes exames foram realizados: amplitude de movimento ativa, modificado pontuações em escala Ashworth e qualidade de vida do paciente (QoL).

Resultados:

Encontramos uma redução significativa do nível de escala Ashworth modificada. ESWT também provou ser eficiente para a melhoria do funcionamento global dos membros superiores e inferiores.

Discussão:

Para avaliação estatística mais confiável e aprimoramento da metodologia mais estudos são necessários.

Conclusão:

ESWT aplicado 4 vezes em  prazo de 2 semanas promoveu diminuição do nível de espasticidade em crianças sem afetar a qualidade de vida como outros procedimentos antiespasmódicos podem fazer.

Mais

Escolha seu idioma

Notificação Privada