Menu Portuguese, Brazil

Terapia por Ondas de Choque Radial e Laser de Alta Intensidade para tratamento combinado em tendinopatias de cotovelo

Carlos Leal, Diana Lemus, Jenny Juschten

Fonte: 17th International Congress of the International Society for Medical Shockwave Treatment, 2014

Colômbia

Eliminação completa de dor

study-17

Os pacientes com tendinopatias de cotovelo tratados com RSWT + HIL tiveram uma diminuição de 71% da dor na VAS em cinco meses de acompanhamento.

Introdução:

O tratamento das tendinopatias de cotovelo com ondas de pressão radiais (RSWT) mostrou bons e excelentes resultados em mais de 75% dos casos, na maioria das séries na literatura. Nos últimos dez anos, temos usado um protocolo RSWT de duas sessões com 2000 ondas de choque radiais terapêuticas acima de 2 BAR, precedidas 2000 ondas de choque analgésicos com alto número de repetições por segundo, seguido por outro analgésico 2000 ondas de choque. Este protocolo permitiu-nos a ter taxa de sucesso de 81% no tratamento de tendinopatias crônicas de cotovelo. Nosso protocolo inclui uma visita de acompanhamento de duas semanas após a sessão final SWT. Se o paciente relata uma melhoria escala de dor EAV inferior a 50%, procede-se a uma terceira e última sessão, geralmente com um equipamento focalizado de alta potência . O nosso grupo  trabalha desde o  ano passado com a terapia a laser de alta intensidade (LIS) para condições dolorosas musculoesqueléticas agudas, com excelentes resultados. Nossa hipótese é que o uso de HIL pode ter um controle significativo da dor, se combinado com RSWT. Neste estudo, comparamos o resultado de uma terapia combinada de RSWT e HILT na terceira sessão de Ondas de Choque Focalizada em pacientes que não melhoraram a dor mais em mais de 50% na avaliação de acompanhamento.

Métodos:

Foi realizado um estudo  de caso-controle em 21 pacientes com diagnóstico de tendinopatia crônica de cotovelo no epicôndilo lateral  que não melhorou o controle da dor em mais de 50% na escala  VAS na visita de acompanhamento de duas semanas após a segunda sessão RSWT. Tivemos 14 do sexo feminino e 7 do sexo masculino com e idade média de 35,5 y / o (19-52 y / o). Eles foram divididos em dois grupos de 10 e 11 pacientes. Os dois grupos foram estatisticamente semelhantes. Todos eles assinaram um consentimento informado. Em todos os casos foi utilizado para as duas primeiras sessões  um gerador Radial SWT (Power BTL-5000 - BTL Industries Rep). Todos os indivíduos foram testados e avaliados por especialistas certificados  ISMST & ONLAT. No caso do Grupo(RSWT + LIS) foi aplicado um protocolo progressivo com 200 choques em 15 Hz, 200 choques em 10 Hz e 200 choques em 5 Hz, além da aplicação de 2500 disparos de laser ao longo da região dolorosa do  epicôndilo do cotovelo. Usamos uma unidade HIL (BTL Industries Rep). O tratamento a laser foi, em seguida, repetido a cada 4 dias em mais quatro sessões. No grupo controle (RSWT + FSWT) foi utilizado um nosso protocolo regular de 1000 ondas de choque focada usando um dispositivo eletro-hidráulico (MTS Orthogold - OE155 - aplicador focado macio - MTS médicas - Konstanz, Alemanha). Acompanhamos os pacientes durante quatro meses, com uma anotação mensal de VAS pontuação da dor, os papéis e escala Maudsley, e uma anotação para quaisquer efeitos adversos. Todos os dados foram registrados e analisados ​​usando um um caminho de ANOVA, e o valor de P foi baseada em <0,01. O estudo foi feito de forma independente, sem apoio financeiro ou material dos fabricantes dos dispositivos mencionados.

Resultados: 

Tanto o grupo de casos e os pacientes do grupo controle melhoraram a dor e função nos quatro meses de acompanhamento. O pacientes tratados com  TOCR + LIS  tiveram  uma redução de 71% da dor EAV após 5 meses, em comparação com 70% no grupo de controlo FSWT TOCR +. As funções e pontuações Maudsley mostrou bons e excelentes resultados em 70% dos pacientes do grupo de casos, em comparação com 73% no grupo de controle. 9/11 pacientes melhoraram 25% -50% sua dor nos quatro meses de acompanhamento, e 2/11 melhorou  mais de 50% no grupo de casos. O grupo controle apresentou resultados semelhantes, com 7/10 pacientes que melhoraram 25% -50% e 3/10 mais de 50%. Todos os dados reportados no controle da dor, as taxas de pontuação e melhora funcional não foram estatisticamente significativos. Nenhum paciente apresentou aumento na dor ou quaisquer complicações.

Discussão: 

O uso de HIL provou eficácia e segurança no controle da dor das lesões musculoesqueléticas, e seu poder regenerativo ainda está sob investigação. A Terapia por Ondas de Choque tem provado ser uma grande ferramenta na regeneração dos tecidos, neovasculogênese e cura, mas o controle da dor ainda é uma questão de curto e longo prazo. Este estudo mostra um possível uso do melhor das duas tecnologias em benefício de nossos pacientes com  tendinopatia. Nós temos melhores resultados em nossos casos com RSWT que não exigem uma terceira sessão, com o controle da dor em 81%, quando comparado com o 71% e 70% dos pacientes incluídos neste estudo, que eram os indivíduos de maus resultados que necessária uma terceira sessão de tratamento. Em estudos futuros iremos comparar os pacientes primários usando RSWT, FSWT e RSWT combinado + HILT.

Conclusão:

O uso de uma terapia combinada de ondas de choque radiais e terapia a laser de alta intensidade mostrou resultados semelhantes com o uso de ondas de choque focadas na dor recorrente após um tratamento por ondas de choque primário para cotovelo de tenista.

Mais

Escolha seu idioma

Notificação Privada